quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Violência doméstica


No outro dia ouvi a notícia na televisão, que dizia que no último ano aumentaram os casos de violência doméstica no nosso país.

Fiquei triste, depois revoltada, porque não se aprendeu nada nestes anos em que supostamente o país evoluiu. Não se aprendeu a respeitar o outro, não se aprendeu que a violência não é uma forma de solução dos problemas, frustrações ou traumas acumulados.

Oh gente da minha terra!

Onde estão os valores de respeito pelo próximo que tanto se apregoam? Onde está a postura de modernidade que tanto querem mostrar?

Viver não é fácil, viver em conjunto menos ainda, mas se existir o respeito pelos outros, se falarem em vez de baterem ou de torturarem, se respeitarem os companheiros, os filhos, os pais, como seres humanos que são, não se tornaria tudo muito melhor?

O diálogo em vez da agressão!

Ninguém é dono de ninguém! A escravatura já há muito que acabou, ou deveria ter acabado, porque afinal ainda existe camuflada nalgumas situações. E afinal há quem diga que vivemos numa sociedade moderna e de gente culta e inteligente…

Mas esqueceram-se de salientar que a cultura, formação e inteligência nem sempre é suficiente para tornar as pessoas seres humanos sensíveis, lúcidos e praticantes dos valores essenciais para uma vida em sociedade.

Oh gente da minha terra, não deixem que vos tratem assim! Denunciem! Revoltem-se!

Voltem a viver de novo! Não deixem de querer ser felizes, todos temos direito a isso!

Sem comentários:

Enviar um comentário